Amigos

“Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante. (...) Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero o meu avesso. (...) Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. (...) Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem,mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice. Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto: e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois os vendo, loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que “normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril."
Oscar Wilde

Páginas

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Memória, falta de

A memória é uma coisa que as vezes fica em falta com a gente, já fiz de tudo para lembrar uma senha e de nada adiantou, "deletei" completamente, essa coisa de letras e números, senhas para e-mails diferentes, chats de conversa, msn, facebook, myspace... Dio Santo! Seria bom se a gente conseguisse deletar da memória aqueles momentos ruins, de poucas alegrias e que muitas vezes nos deixam tristes, não é mesmo? Talvez você esteja discordando e dizendo: As dificuldades e os momentos ruins servem para nos erguer, para continuar lutando, correndo atrás dos nossos sonhos, encontrar a felicidade... Bom, eu até penso em tudo isso e não sou completamente contra, mas especialmente hoje eu responderia: Quando eu quiser me erguer levando da cama, não suporto violência então não me peça para lutar, correr só para pegar o ônibus e mesmo assim procuro evitar a fadiga então espero o próximo, e encontrar a felicidade... Pra que? Ela chega sem pedir licença, mal "esquenta o banco" e vai embora muito rápido e sem dizer adeus... (nem dá tempo de se acostumar). Você já viu aquele filme com o Will Smith, The Pursuit of Happyness, traduzido para o português: Em Busca da Felicidade?
O filme traz um drama de um pai que faz de tudo para cuidar de sua família, emprega todo o seu dinheiro em scanners usados em consultórios médicos e tenta vende-los, o que é bem difícil. É abandonado pela esposa que não aguenta aquela situação e precisa de um emprego fixo para sustentar seu filho, consegue um estágio não remunerado de três meses e aí começa sua luta para cuidar de filho sem nenhum dinheiro. É despejado por duas vezes e acaba numa rodoviária (para mim uma das cenas mais fortes do filme: no chão de um banheiro da rodoviária após "inventar" uma história sobre dinossauros e máquina do tempo ele chora muito enquanto o filho de 5 anos dorme em seus braços). Ler mais em: http://www.adorocinema.com/filmes/a-procura-da-felicidade.
Nessa história o personagem enfrenta todos os seus obstáculos e sai vencedor, nem sempre é assim, mas como foi baseado numa história real...
Assisti ao filme apenas uma vez, e particularmente não gostei, porque apesar de todo o esforço, toda a luta do personagem, na maioria das vezes o final não é feliz, existe muita desigualdade, falta de visão, pessoas que ainda assistem cenas de um filme como esse e acreditam que não passa de ficção, que aquela realidade não existe... Mas ela existe e bem perto. E a memória agora quase 100%, só não lembro mesmo da tal senha...

Nenhum comentário:

Postar um comentário