Amigos

“Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante. (...) Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero o meu avesso. (...) Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. (...) Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem,mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice. Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto: e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois os vendo, loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que “normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril."
Oscar Wilde

Páginas

domingo, 20 de junho de 2010

Entre pais e pais

Você já percebeu que mesmo antes de nascer o ser humano já esta carregado de expectativas depositadas pelos pais? Expectativas quanto ao sexo, cor do cabelo e olhos, tamanho e peso... se será uma criança calma ou se vai dormir durante a noite, se vai parar a brincadeira e ir para o banho, se vai comer brócolis e cenoura sem fazer cara feia, se vai estar entre os melhores da turma apresentando ótimas notas e os trabalhos e tarefas em dia, se terá habilidades para a música, teatro ou esporte...e se ainda vai ser o mais dedicado naquilo que faz... PAIS SONHAM MESMO ANTES DE TEREM FILHOS!! E a vida nos mostra que existem as "complicativas", "complicativas" necessárias. Os filhos crescem (de tamanho), se transformam e passam a querer ser "gente grande" e achar que são donos do seu nariz, ainda não sabem amarrar o cadarço do tênis, mas já querem escolher a roupa, o programa na tv e a música, e aquele serzinho "idealizado" já não é mais o mesmo, ninguém mais é. Aquele tempo que queríamos dedicar aos nossos filhos se reduz em pelo menos metade, agora ele recebe "educação" do pai, da mãe, babá, professores, avós... são tantas pessoas usando de diferentes linguagens e querendo o mesmo resultado: a obediência. Então o sonho de ter filhos e se dedicar a eles se perde nas muitas horas de trabalho, no trânsito ou numa reunião de última hora, e quando chegamos em casa ainda tem o jantar, o banho e todas as outras coisas que faz o tempo com os filhos diminuir mais um pouco e nos afastar também...
Não vamos deixar que eles cresçam ou entrem na adolescência sem antes brincar de esconde-esconde, de pega pega, de roda, de jogar bola com os pés descalços, de pular na poça d'água em dia de chuva... de dar qualidade ao pouco tempo que temos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário