Hoje é o dia mundial do beijo, vale qualquer beijo, beijo de irmão, beijo de filho, beijo de namorado, beijo de marido, beijo, beijo e mais beijo... Beijo na boca, no rosto, na testa, nos olhos... Simplesmente beijar.
Há quem diga que só se beija com os lábios, prefiro acreditar que olhares e corações se beijam, também os pensamentos viajam "prá bem longe" e se beijam.
Beijar com os olhos, com o coração, com a boca, com os pensamentos, faz muito bem para a alma, para o corpo, para a autoestima, além de ser um dos ingredientes principais de uma relação, pois funciona como estimulante, libera endorfina (substância química que proporciona sensações de prazer, euforia, bem-estar) e baixa o nível de cortisol (o que diminui o stress). A proximidade entre as pessoas provocada pelo beijo proporciona informações gustativas, olfativas, táteis e visuais que são reconhecidas por diferentes sensações. Estudos ainda indicam que o beijo ajuda a queimar calorias e exercitar dezenas de músculos... Ufa! É ou não é muito bom beijar? Então! Porque não beijar?
"Quero acordar com um beijo apaixonado, ser beijada sem pedir, sem motivo algum, quero beijos antes de dormir, quando adormecer e nos meus sonhos..."

E não esquece: "A próxima vez que a gente se encontrar, eu vou te dar um beijo, sem pensar... A próxima vez que a gente se beijar, eu vou querer o mundo, com você, do lado... Da próxima vez que a gente se encontrar eu vou te abraçar, vou chorar, vou morrer só pra te fazer sorrir..." (Playmobille)
Beijo em muitos idiomas...
Italiano: Baccio
Inglês: Kiss
Espanhol: Beso
Japonês: Kissu
Alemão: Küchen
Francês: Baiser
Maia: Tzub
Sumeriano: Su-Ub
Tupi Guarani: Pitér
Grego: "felia"
Sueco: Xkyss
Russo: Potselui
Hebraico: Neshiká
Chinês: Quin Wen
Africano (Holandês arcaico): Soen
Sotho: Atla
Nenhum comentário:
Postar um comentário