
Amigos
Páginas
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
Mãe.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010
Espaço 115 do Mercado

Público
de Porto Alegre, nesse momento o
Espaço 115 e o Mercado fecham suas portas e
adormecem..."
BOA NOITE!
sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
Silêncio no Haiti
Não lembro de tantas "tragédias" ocorridas no início de um ano... É enchente no Rio Grande do Sul e São Paulo, desabamentos de terra no Rio, inverno rigoroso na Europa...e o terremoto no Haiti. Todos esses acontecimentos nos mostram que além das guerras, dos acidentes de trânsito, das invasões "no morro", tráfico, desmatamento, falta de consciência e toda forma de "destruíção" provocadas pelo homem, refletem não apenas no Sul, mas no Norte e em cada canto do mundo...
No dia 12 de janeiro o terremoto ocorrido no Haiti levou com ele milhares de vidas, outros milhares de órfãos estão sem expectativas de futuro e outras milhares de famílias estão desapoiadas... Em meio aos milhares de haitianos que perderam suas vidas estão brasileiros, brasileiros que dedicaram sua vida e trabalho promovendo a generosidade. Brasileiros como Zilda Arns Neumann, que viu na educação a possibilidade de combater doenças e a marginalidade infantil, levando a solidariedade e conhecimento sobre saúde, nutrição, educação e cidadania, para as comunidades mais carentes, criando condições e escolhas e possibilitando a esses individuos a se tornarem protagonistas de sua própria transformação social.

(...) Sabemos que a força propulsora da transformação social está na prática do maior de todos os mandamentos da Lei de Deus: o Amor, expressado na solidariedade fraterna, capaz de mover montanhas."Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos" significa trabalhar pela inclusão social, fruto da Justiça; significa não ter preconceitos, aplicar nossos melhores talentos em favor da vida plena, prioritariamente daqueles que mais necessitam. Somar esforços para alcançar os objetivos, servir com humildade e misericórdia, sem perder a própria identidade.
Cremos que esta transformação social exige um investimento máximo de esforços para o desenvolvimento integral das crianças. Este desenvolvimento começa quanto a criança se encontra ainda no ventre sagrado da sua mãe. As crianças, quando estão bem cuidadas, são sementes de paz e esperança. Não existe ser humano mais perfeito, mais justo, mais solidário e sem preconceitos que as crianças.
Como os pássaros, que cuidam de seus filhos ao fazer um ninho no alto das árvores e nas montanhas, longe de predadores, ameaças e perigos, e mais perto de Deus, devemos cuidar de nossos filhos como um bem sagrado, promover o respeito a seus direitos e protegê-los.
Trechos do último discurso de Zilda Arns proferido no Haiti no dia 12 de janeiro de 2010.(original em espanhol)
E citando Dom Paulo Evaristo Arns,
"NÃO É HORA DE PERDER A ESPERANÇA".
sábado, 2 de janeiro de 2010
2010
Na virada do ano, pela primeira vez não fiquei com a minha família, nem com a família do meu namorado... Esse ano fiz algo diferente, que nunca havia feito antes. TRABALHEI! Isso mesmo! Lembra que comentei numa das postagens que estava passando por um momento de transição? Bom, essa mudança interveio inclusive no lado profissional. Isso porque hoje estou de férias da sala de aula, mas não significa que posso me dar ao luxo de ficar de pernas para o ar, pelo contrário, preciso trabalhar, trabalhar, trabalhar... E o meu trabalho de final de ano mostrou como nós podemos fazer a diferença, como a nossa presença pode ser importante para aquelas pessoas que não conhecíamos a um mês atrás...
Araci, uma senhora de seus setenta e poucos anos, professora aposentada de história, repleta de histórias de vida para contar e dividir, bem humorada, carinhosa, um exemplo de vida... Um ser que apesar de seus poucos e lentos movimentos consegue despertar no mais calmo dos seres humanos uma sensação de euforia... Essa é a Araci, uma amiga que ganhei antes de iniciar o próximo passo..., minha companhia na virada do ano (com direito a ceia, champagne e muitos pensamentos positivos...).
Esse ano, novos objetivos foram determinados, acreditar que eu posso fazer tudo o que eu quiser, sem que para isso eu precise passar por cima de qualquer pessoa é a minha pretensão... Além de conhecer um pouco mais o meu EU, quero buscar e encontrar novos “horizontes”, eu quero e vou ser muito feliz, nessa nova etapa da minha vida!!
Que Deus abençoe todos os nossos dias deste novo ano, e que os anjos digam AMÉM!!!